Tuberculose: Prevenção e tratamento

O Dia Nacional de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 17 de novembro, foi instituído no Brasil para destacar a importância da prevenção e tratamento da doença.

A média no Brasil são de aproximadamente 70 mil novos casos e 4,5 mil mortes em decorrência da doença, anualmente.

O que é tuberculose?

A tuberculose é uma doença transmitida por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, conhecida também como bacilo de Koch. Ela afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos como rins, olhos e ossos.

Prevenção

A principal forma de prevenção da tuberculose é a vacina BCG. O imunizante é oferecido gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e protege contra as formas mais graves da doença.

Transmissão

A transmissão ocorre via gotículas de saliva eliminadas pela fala, tosse e espirro. É importante lembrar que a tuberculose não é transmitida por objetos compartilhados, pois os bacilos que se depositam em tecidos, talheres e louças se dispersam em aerossóis.

Sintomas

  • Tosse por 4 semanas ou mais
  • Febre, geralmente no período da tarde
  • Sudorese noturna
  • Fraqueza
  • Perda de peso

Diagnóstico

O diagnóstico da tuberculose é realizado por meio de exames laboratoriais. Exames complementares como raio-x do tórax e tomografia podem ser solicitados pelo médico.

Tratamento

O tratamento da doença é realizado com o uso de antibióticos, tem duração de seis meses e é oferecido gratuitamente pelo SUS. Se realizar o tratamento corretamente o paciente garante 100% de cura. 

Fique atento!

Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, maior são as chances de cura e de evitar complicações da doença. Caso apresente algum dos sintomas da tuberculose, procure um médico e siga as orientações do profissional.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment

Full Name*

Link Website*