Tendências em benefícios corporativos para 2023

No mundo dos negócios, as empresas precisam se adaptar cada vez mais rápido às mudanças na forma de se relacionar com seus colaboradores. E muitas dessas empresas também buscam adaptar novos modelos de gestão, formas de retenção de pessoas e redução de turnover.

É por isso que os benefícios que as empresas oferecem desempenham um papel fundamental para essa adaptação, já que os colaboradores têm se preocupado cada vez mais com bem-estar e saúde (física e mental).

E, um ano após o retorno ao trabalho presencial, esses colaboradores também buscam mais flexibilidade e outras vantagens alinhadas à nova forma de trabalho.

Paula De Baère, especialista em Benefícios da Inter, destacou três tendências em benefícios corporativos para 2023 que podem ajudar as empresas a se adaptarem às mudanças na forma de se relacionar com seus colaboradores.

Anywhere office

A pandemia da Covid-19 deixou marcas no formato de trabalho das empresas. Se por um lado obrigou muitos a redesenharem sua rotina de trabalho, por outro abriu possiblidades antes impensáveis como o conceito chamado “anywhere office”. Na prática, trata-se de um modelo de trabalho que permite que as pessoas façam suas tarefas em qualquer lugar, como no home office, no escritório ou no coworking.

Isso significa que os colaboradores precisam apenas de um espaço confortável com internet. O conceito de “anywhere office” é sinônimo de trabalhar de “qualquer lugar”, inclusive do próprio escritório da empresa. Portanto, não importa onde as pessoas estão. O espaço físico tornou-se uma questão secundária já que os profissionais continuam a realizar suas atividades com conforto, de forma mais eficiente e, acima de tudo, mais felizes.

Durante a pandemia, ficou claro que este modelo é tão eficaz, senão mais eficaz do que o modelo presencial diário.

Benefícios flexíveis

Outra tendência que já existe há alguns anos e vem crescendo cada vez mais entre as empresas de diversos segmentos são os benefícios flexíveis. Para 2023, de acordo com a pesquisa realizada pela Inter, 48% das empresas estão estudando sua implementação, já que eles têm sido cada vez mais demandados pelos colaboradores.

A oferta desses benefícios também se tornou fórum de discussão entre os RH’s, pensando na satisfação, retenção e atração de colaboradores, o que se torna um diferencial comparado aos seus concorrentes e claro, na inovação.

Quando uma empresa oferece benefícios flexíveis, cada funcionário possui a liberdade de escolha sobre os que mais lhe interessam em meio as opções oferecidas. Na oferta do vale mobilidade, por exemplo, o colaborador poderá uti[1]lizar o vale transporte tradicional ou, em uns dias chuvosos, poderá optar por ir ao trabalho de Uber ou com carro próprio, utilizando o benefício para colocar gasolina.

Essa implementação resulta em um plano personalizado e adaptado ao estilo de vida e preferências de cada pessoa, agregando valor ao pacote de benefícios oferecido.

Proposta de valor

A necessidade de uma proposta de valor no trabalho é mais uma das tendências para o próximo ano. As relações entre os colaboradores, as lideranças e a própria empresa e seus times precisa ser mais humana, significativa e transparente. É cada vez mais importante e necessário construir ambientes com confiança, segurança psicológica, empatia, diversidade e inclusão com o objetivo de fazer o colaborador ser reconhecido, valorizado e acolhido.

Ações que promovem a valorização das relações interpessoais contribuem diretamente para esse cenário, como atividades interativas e reuniões entre diferentes departamentos. Também é fundamental reforçar o propósito, os valores e a cultura da empresa para que os colaboradores estejam sempre alinhados com a proposta de valor da empresa e sintam-se acolhidos.

mundo corporativo passa frequentemente por mudanças, e, portanto, adaptar-se a essas novidades pode trazer diversos benefícios para a saúde mental de gestores e funcionários, além de colaborar com o aumento de produtividade através de alternativas criativas e que chamem a atenção, contribuindo para a saúde mental, retenção de talentos e felicidade dos colaboradores.

[activecampaign form=3 css=1]