Setembro Amarelo: Práticas para manter a saúde mental

Setembro é um mês escolhido no Brasil e no mundo para conscientização sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio.

Os transtornos mentais são algumas das causas que mais causam sofrimento, muitas pessoas ainda possuem dificuldade para falar sobre o tema, por isso separamos algumas dicas de hábitos e práticas para manter a saúde mental.

A importância da alimentação saudável

Pessoas com transtornos mentais possuem um estado leve de inflamação crônica, por isso é muito importante manter uma dieta equilibrada para ajudar a combater o processo inflamatório.

A alimentação saudável é essencial para manter o bom funcionamento do organismo, além de ajudar a prevenir e tratar transtornos mentais, pois os alimentos saudáveis atuam na produção de hormônios que melhoram o humor, a qualidade do sono e o bem-estar.

Escolha uma atividade física prazerosa

Não basta praticar exercício físico por obrigação, é importante encontrar uma atividade que você goste de fazer. Existem muitas opções: a boa e velha caminhada, andar de bicicleta, musculação, yoga, alongamento, hidroginástica ou dança. O importante é não ficar parado.

Benefícios da atividade física para a saúde mental

  • Reduz o estresse
  • Melhora a qualidade do sono
  • Ajuda a equilibrar a produção de hormônios
  • Aumenta a disposição
  • Alivia os sintomas causados pelos transtornos mentais

Terapias alternativas

  • Acupuntura: ajuda a melhorar sintomas como ansiedade, insônia e dores
  • Meditação: conduz a mente para um estado de relaxamento, além de proporcionar autoconhecimento, melhorar a qualidade do sono e a respiração
  • Reike: combate sintomas da ansiedade e depressão promovendo sensação de relaxamento e bem-estar

Procure ajuda profissional

O diagnóstico de transtornos mentais é realizado pelo psiquiatra. Em alguns casos, o profissional pode receitar o tratamento medicamentoso para melhorar os sintomas da doença, mas é importante procurar um psicólogo para tratar a causa do transtorno.