Saúde e folia: saiba como aproveitar o carnaval com responsabilidade

Chegou uma das épocas mais esperadas do ano. Bloquinhos de rua, baile nos clubes, trio elétrico e desfiles. O carnaval brasileiro tem variedades a gosto do freguês, é só escolher sua atração preferida e aproveitar.

Sabemos que mais importante que curtir a folia, é aproveitar de forma responsável e com saúde. Por isso, separamos algumas dicas para que você caia na folia com sabedoria.

7 dicas para cair na folia, sem se dar mal!

  • Se beber, já sabe, não dirija
  • Diga não às drogas ilícitas e consuma bebidas alcoólicas com moderação
  • Consuma bastante água
  • Mantenha a alimentação saudável
  • Use roupas leves
  • Não esqueça do protetor solar
  • Mantenha o sono em dia

Fique atento!

O consumo excessivo de álcool e outras drogas ilícitas pode causar danos à saúde de quem consome e outros riscos para as pessoas que estão por perto, como acidentes de trânsitos causados por embriaguez ao volante. Na hora da folia, seja consciente e beba com moderação!

Principais drogas ilícitas e suas consequências

Anfetaminas: Entre os problemas causados pelo uso de anfetaminas estão a overdose, lesões cerebrais, alterações psíquicas e infarto.

Cocaína: Muitos usuários consomem a droga por via intravenosa, compartilhando agulhas, seringas e consequentemente se expondo à outras doenças como hepatite e Aíds. O consumo de cocaína causa delírios e alucinações, a droga vai te deixar exposto a outros riscos que você provavelmente não conseguirá evitar.

Crack: A droga é uma derivação da cocaína misturada com bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada. Fumar crack causa problemas cardiovasculares e no sistema nevoso.

Prevenção

O preservativo é um adereço que deve fazer parte da sua fantasia. De acordo com a OMS (Organização mundial da Saúde), todos os dias, 1 milhão de pessoas adquirem infecções sexualmente transmissíveis no mundo.

Além de proteger contra doenças como HIV, HPV, hepatites e outras infecções, o uso de preservativo também evita uma possível gravidez indesejável.

Aproveite o carnaval com saúde e sabedoria!