Saiba como consumir medicamentos de forma correta

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso correto de medicamentos, foi criado no Brasil o dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado no dia 5 de maio.

Segundo o Conselho Federal de Farmácia, 77% dos brasileiros costumam se automedicar. Uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas, apontou que aproximadamente 20 mil pessoas morem anualmente no Brasil em decorrência da automedicação.

Perigos da automedicação

  • Intoxicação: a superdosagem dosagem de medicamos pode causar sérios danos à saúde e até mesmo levar à morte.
  • Interação medicamentosa: a interação entre medicamentos não receitados por um médico pode gerar reações que reduzem ou potencializam os efeitos.
  • Dependência: a automedicação pode causar dependência. O abuso de algumas substâncias pode gerar problemas renais, insuficiência hepática aguda, arritmias e parada respiratória.
  • Resistência de microrganismos: o uso de medicamentos sem que haja necessidade, pode fazer com que seu corpo fique resistente à ação de antibióticos, tornando o medicamento ineficaz.

Armazene seus medicamentos de forma correta

Na maioria das vezes, a indicação é proteger todos os medicamentos da umidade, excesso de luz e calor. Ao adquirir o remédio, pergunte ao farmacêutico qual a melhor forma de armazenar o produto.

Como descartar medicamentos?

Remédios não podem ser descartados no lixo comum, essa prática pode causar contaminação na água e no solo da sua cidade.

Você pode descartar medicamentos corretamente em farmácias e drogarias habilitadas ou nas Unidades Básicas de Saúde.

Procure um médico

Sempre que sentir dor ou sintoma de alguma doença, procure um médico. É necessário fazer o diagnóstico para que o profissional possa indicar o medicamento correto.

Você deve seguir todas as instruções da receita, isso inclui tomar o medicamento pelo período exato que foi indicado pelo médico.