Obesidade, o problema além da estética

No dia 11 de outubro celebramos no Brasil o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A data foi instituída por Lei em 2008 e tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos causados pela doença.

Obesidade no Brasil

61,7% da população adulta têm excesso de peso

26,8% das pessoas com 20 anos ou mais estão obesas

A obesidade é uma doença crônica e vai muito além das preocupações com a estética corporal. Pessoas obesas têm maior probabilidade de desenvolver doenças como hipertensão arterial, diabetes, pedras na vesícula, problemas nas articulações e até mesmo alguns tipos de câncer.

Câncer e obesidade

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer) em cada 100 casos de câncer no Brasil, 13 são atribuídos ao sobrepeso e obesidade.

 O excesso de peso corporal está associado ao risco de desenvolver 13 tipos de câncer, entre eles estão o câncer de esôfago, estomago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino, mama, ovário e rins.

4 dicas para prevenir a obesidade

  • Prefira alimentos naturais e evite os ultra processados
  • Faça atividade física regularmente
  • Beba bastante água
  • Procure seu médico e faça um check-up anual

Como saber qual é o peso ideal?

O peso ideal é determinado pelo IMC (Índice de Massa Corpórea). Para calcular o IMC é necessário dividir o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), pessoas com o IMC entre 25 e 29,9 apresentam sobrepeso e pessoas com IMC acima de 30, obesidade.

Fique atento!

Não deposite esperanças em tratamentos milagrosos e não tome nenhum medicamento sem prescrição médica. Para manter o peso ideal é necessário se alimentar de forma saudável e praticar atividade física regularmente.

Está com dificuldades para emagrecer? Procure um profissional e faça um acompanhamento nutricional. Cuide-se!