Varejo se adapta ao consumidores conscientes e enfrenta desafios

Empresas de varejo global enfrentam desafios complexos ao se adaptar a consumidores mais conscientes. Descubra como a consultoria em gestão de riscos pode transformar essas mudanças em oportunidades.

Por Pamela Perla e Priscilla Diniz

À medida que os consumidores se tornam mais conscientes e responsáveis em relação à saúde e ao meio ambiente, as empresas de varejo ao redor do mundo estão ajustando seus modelos de negócios para satisfazer essas novas expectativas e necessidades.

As rápidas mudanças nesse setor representam uma série de desafios complexos. Desde novas tecnologias e a digitalização dos processos de consumo, cadeias de suprimentos mais robustas, preparação para eventos climáticos ou de saúde graves, adaptação às exigências de novas regulamentações sobre segurança alimentar, aumento

de ataques cibernéticos, atração e retenção de talentos, bem como acesso à liquidez e novas fontes de financiamento, são fatores a considerar.

A necessidade de inovação em produtos de sucesso e a importância da proteção da marca são chaves para o sucesso. Ter o correto conhecimento e tratamento do risco, além da construção de resiliência na organização e na cadeia de fornecimento, contribuem para melhorar a eficiência operacional.

Todas essas mudanças e tendências apresentam desafios significativos, mas também abrem oportunidades: o segredo é a antecipação e, principalmente, uma compreensão mais profunda dos riscos que enfrentam.

Soluções de consultoria dedicadas à indústria são fundamentais para mitigar esses riscos. A Inter conta com uma equipe especializada nas principais soluções para a indústria de varejo, oferecendo análises detalhadas, insights de negócios e consultoria técnica. Isso permite que as empresas tomem decisões informadas e desenvolvam estratégias eficazes para a transferência de riscos ao mercado segurador e ressegurador.

Temos notado uma subscrição mais rigorosa, com restrição/limitação de aceitação de risco no mercado de seguros e resseguros. Antes o que era uma questão de prêmio/taxa, atualmente nos deparamos com negativas e até clientes sem cobertura de seguro e/ou prejuízos no processo de indenização. A importância do gerenciamento de risco se destaca nesse contexto, pois permite que as seguradoras avaliem, monitorem e mitiguem os riscos de forma eficaz.

Desta forma, nossa equipe dedicada ao setor de varejo de alimentos e bebidas desenvolveu uma metodologia de projeto exclusiva, que vem obtendo bons resultados na colocação destes riscos, tanto no mercado local quanto no mercado internacional. Isso envolve parcerias estratégicas com o mercado, onde a Inter atua junto com o cliente em todas as etapas abaixo:

  • Mapear com rigor e clareza os riscos que ameaçam o negócio
  • Mensurar seu impacto potencial na demonstração de resultados, operações, reputação, consumidores e nosso próprio pessoal, caso se concretize
  • Desenvolver estratégias de gestão de riscos, integradas em todo o negócio, que nos permitam minimizá-los e gerenciá-los
  • Definir programas de transferência de risco competitivos e rentáveis, com plano de seguro adaptado ao seu negócio, setor, país ou histórico de sinistros. Ou seja, uma contratação de seguros sob medida, comprando exatamente o que seu negócio precisa, nem mais nem menos

Muitas empresas que operam na consultoria de riscos segregam equipes comerciais e técnicas, o que pode impor grandes desafios na manutenção e compreensão da complexidade de cada operação. “Por aqui na Inter, valorizamos o relacionamento de longo prazo. Desta forma, os especialistas que acompanham a cotação de apólices e a implantação do programa de seguros seguem como pessoas ativas cuidando do atendimento em todas as etapas, priorizando a uniformidade da jornada de cada cliente com excelência”, explica Pamela Perla, diretora de riscos corporativos da Inter.

Estes cenários são complexos e requerem uma profunda revisão e mudança de cultura de gestão de riscos em cada companhia. Sua empresa possui uma visão clara sobre estes temas? Existe um comitê de risco? Em caso de eventos climáticos extremos, há um plano de continuidade de negócios efetivo? Conte com o nosso time de especialistas neste segmento para melhor atender e proteger os seus ativos.

Compartilhe

Mais artigos

Entre em contato

Descubra como podemos fazer mais pelos seus riscos

Não importanta o tamanho da sua exposição, a gente tem soluções que mantém sua empresa a frente da curva

Rio de Janeiro

Rua Lauro Müller, 116, Sala 1905 - Botafogo CEP: 22290-160

são paulo

Rua Pequetita, 215 - 3º andar - Vila Olímpia CEP: 04552-060

© 2024 Inter Risk Services - Todos os direitos reservados.