O Brasil é o primeiro país a incorporar a vacina contra a dengue no sistema público de saúde. As primeiras doses do imunizante serão aplicadas em fevereiro em públicos e regiões prioritárias por conta da limitação de doses oferecidas pelo fabricante.
Dados da dengue no Brasil
- 1,6 milhões de pessoas foram infectadas pela dengue em 2023
- Foram registrados 1.053 óbitos por complicações da doença no mesmo ano
Imunizante Qdenga
Conhecida como Qdenga, a vacina da dengue está sendo fabricada pelo laboratório Takeda e previne contra todos os sorotipos da doença.
A imunização é eficaz tanto para pessoas que já foram contaminas quanto para as pessoas que nunca tiveram a doença. A eficácia da vacina pode chegar a 90% após a aplicação das duas doses.
Vacinação pelo Sistema Único de Saúde
A princípio serão imunizadas crianças de 0 a 14 anos, pois a faixa etária concentra o maior número de hospitalização por conta da doença. Em seguida, o público-alvo serão as pessoas idosas. O imunizante será aplicado em duas doses com intervalo de três meses entre elas.
Vacina na rede privada
O imunizante contra a dengue já está disponível na rede privada desde julho do ano passado. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o registro da vacina para aplicação em pessoas de 4 a 60 anos. Para saber mais informações sobre valores, procure a clínica com serviço de imunização mais próxima de você.
Atenção!
A melhor forma de prevenir a dengue é evitando a proliferação do Mosquito Aedes Aegypti, para isso é necessário manter os quintais limpos e eliminar a água parada de possíveis criadouros como caixas d’agua, vasos de plantas, pneus e piscinas sem uso.
Você sabia?
A Inter oferece vacinas in company. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os benefícios para a sua empresa e seus colaboradores.