Ao chegar ao mundo, os recém-nascidos são submetidos a uma série de exames para detectar possíveis problemas congênitos e garantir a saúde do bebê. Por isso, o Cuidar melhor separou algumas dicas para que os papais e mamães fiquem atentos aos cuidados que devem ter com os pequenos.
Principais exames realizados pelos recém-nascidos
Teste do pezinho
Para realização do exame é realizada uma coleta de sangue do calcanhar do bebê para detectar doenças metabólicas, como hipotireoidismo congênito e fenilcetonúria.
Teste do coraçãozinho
O exame identifica possíveis alterações congênitas. A partir de um aparelho chamado oxímetro de pulso, o profissional consegue medir a quantidade de oxigênio no sangue e os batimentos cardíacos do bebê.
Teste do olhinho
É realizado para detectar problemas oculares, como catarata congênita e glaucoma. O exame é realizado através de um aparelho chamado oftalmoscópio, que permite ao médico examinar o reflexo vermelho na retina do bebê.
Teste da orelhinha
Verifica a audição do bebê logo após o nascimento. É realizado por meio da colocação de fones de ouvido especiais no ouvido do bebê, que emitem sons suaves.
Você sabia?
O leite materno é o alimento mais completo e nutritivo para os recém-nascidos. Além de fornecer todos os nutrientes de que o bebê precisa nos primeiros meses de vida, o aleitamento materno também oferece proteção contra infecções e fortalece o vínculo entre mãe e filho.
Consulte o pediatra regularmente
As consultas com o pediatra são essenciais para garantir que o bebê esteja saudável e se desenvolvendo conforme o esperado. Durante a consulta, o pediatra poderá fornecer orientações adicionais sobre os cuidados com o bebê e responder possíveis dúvidas dos papais e mamães.
Confira o vídeo que prepraramos sobre todos esses cuidados essenciais para uma jornada saudável.