O dia 25 de outubro foi instituído no Brasil como o dia Nacional da Saúde Bucal. A data comemorativa tem o objetivo de chamar atenção para a importância dos cuidados que precisamos ter para evitar doenças que afetam a boca.
A importância da higiene bucal
Sabemos que a boca é a porta de entrada para muitas doenças e que precisamos manter a higiene em dia para evitar problemas mais comuns como a cárie, gengivite, placa bacteriana e o tártaro.
O que pouca gente sabe é que os cuidados com a boca vão além da higiene bucal e que a falta de cuidados pode trazer problemas mais graves como o Câncer de Boca. Os tumores malignos podem se desenvolver nos lábios, gengivas, bochechas, céu da boca e na língua.
Fatores de risco para o cancêr de boca
- Consumo de fumo e bebidas alcoólicas em excesso
- Falta de higiene bucal
- Alimentação pobre em vitaminas e minerais
- Exposição excessiva ao sol
Você sabia?
O INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima mais de 15 mil novos casos de câncer de boca no Brasil, em 2022. A doença é mais frequente em homens acima de 40 anos, na região sudeste é o quarto tumor mais frequente no sexo masculino.
Fique atento aos sinais do cancêr de boca
- Feridas na boca ou nos lábios que não cicatrizam
- Dormência na boca ou na língua
- Sangramentos sem causa conhecida
- Dificuldade para mastigar ou engolir
- Nódulo no pescoço
- Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na boca ou nos lábios
- Mau hálito persistente
Cuide-se!
A prevenção é sempre o melhor caminho e o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. O cirurgião-dentista é capaz de detectar a doença em estágio inicial, fale com um profissional e informe-se sobre o exame clínico da boca.