Com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso correto de medicamentos, foi criado no Brasil o dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado no dia 5 de maio.
Segundo o Conselho Federal de Farmácia, 77% dos brasileiros costumam se automedicar. Uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas, apontou que aproximadamente 20 mil pessoas morem anualmente no Brasil em decorrência da automedicação.
Perigos da automedicação
- Intoxicação: a superdosagem dosagem de medicamos pode causar sérios danos à saúde e até mesmo levar à morte.
- Interação medicamentosa: a interação entre medicamentos não receitados por um médico pode gerar reações que reduzem ou potencializam os efeitos.
- Dependência: a automedicação pode causar dependência. O abuso de algumas substâncias pode gerar problemas renais, insuficiência hepática aguda, arritmias e parada respiratória.
- Resistência de microrganismos: o uso de medicamentos sem que haja necessidade, pode fazer com que seu corpo fique resistente à ação de antibióticos, tornando o medicamento ineficaz.
Armazene seus medicamentos de forma correta
Na maioria das vezes, a indicação é proteger todos os medicamentos da umidade, excesso de luz e calor. Ao adquirir o remédio, pergunte ao farmacêutico qual a melhor forma de armazenar o produto.
Como descartar medicamentos?
Remédios não podem ser descartados no lixo comum, essa prática pode causar contaminação na água e no solo da sua cidade.
Você pode descartar medicamentos corretamente em farmácias e drogarias habilitadas ou nas Unidades Básicas de Saúde.
Procure um médico
Sempre que sentir dor ou sintoma de alguma doença, procure um médico. É necessário fazer o diagnóstico para que o profissional possa indicar o medicamento correto.
Você deve seguir todas as instruções da receita, isso inclui tomar o medicamento pelo período exato que foi indicado pelo médico.