Emagrecer é um dos itens campeões das listinhas de propósitos para o novo ano, mas sabemos que nem sempre é fácil cumprir o que se propõe.
Separamos algumas dicas para que você fuja das dietas restritivas e introduza a reeducação alimentar no seu dia a dia, não só como uma opção para perda de peso, mas também para o seu bem-estar e saúde.
O que é reeducação alimentar?
A reeducação alimentar é uma mudança no comportamento alimentar, onde a pessoa reaprende a fazer escolhas por alimentos mais saudáveis e manter as refeições em horários regulares.
Estes hábitos são fundamentais para manter a saúde em dia e prevenir o surgimento de doenças causadas pelo excesso de peso.
Qual profissional procurar?
Procure um nutricionista ou nutrólogo para auxiliar no processo de reeducação alimentar. Estes profissionais poderão orientá-lo para que você possa alcançar seus objetivos de forma saudável, de acordo com suas necessidades e preferências.
8 dicas para iniciar sua reeducação alimentar
- Beba de 1,5 a 3 litros de água por dia
- Mastigue bem os alimentos durante as refeições
- Consuma pelo menos 3 porções de frutas frescas por dia
- Inclua vegetais no almoço e jantar
- Prefira as proteínas magras como frango, peixe e ovos
- Evite alimentos ultra processados como refrigerante, sorvete e fast food
- Dê preferência aos cereais integrais como pão integral, arroz integral e macarrão integral
- Pratique atividade física regularmente
Fique atento ao excesso de peso!
A obesidade pode causar vários riscos à saúde. Pessoas com acúmulo de gordura no organismo possuem mais chance de desenvolver doenças como hipertensão arterial, infarto, gordura no fígado, acidente vascular cerebral, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer.