Por Rachel Vassalo
Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem se tornado uma aliada essencial para diversas indústrias, e o setor de seguros não é exceção. Através de tecnologias avançadas, a IA tem grande potencial de revolucionar a forma de trabalho e atendimento das corretoras, oferecendo soluções mais personalizadas e ágeis para os seus clientes, além de melhorar a eficiência e reduzir custos.
O mercado de seguros vem investindo globalmente em áreas onde a IA pode trazer impacto significativo, como na análise de grandes bases de dados, precificação, segmentação, canais de venda, atendimento, retenção da base de clientes e sinistros, possibilitando a obtenção de vantagens competitivas significativas.
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A incorporação da IA tem sido uma jornada desafiadora, porém repleta de oportunidades. Nós da Inter, estamos continuamente buscando maneiras de melhorar nossos serviços e a experiência de nossos clientes. Algumas das áreas que estamos experimentando essas ferramentas, veremos a seguir.
Automação de Processos
A inteligência artificial está abrindo um mundo de oportunidades para a automação de processos, permitindo a execução eficiente de tarefas repetitivas e complexas, como a análise de riscos, a gestão de sinistros e o processamento de documentos. Isso não apenas reduz o tempo e os custos operacionais, mas também minimiza erros humanos, aumentando a precisão e a confiabilidade dos nossos serviços.
Além disso, ao automatizar processos rotineiros, liberamos nossa equipe para focar em atividades estratégicas e de maior valor agregado, como o desenvolvimento de soluções inovadoras e a melhoria
do atendimento ao cliente. Essas oportunidades impulsionadas pela IA nos permitem ser mais ágeis, competitivos e preparados para atender a demandas cada vez mais exigentes.
Atualmente, utilizo ferramentas de IA diariamente, que me auxiliam desde o entendimento de temas específicos até o planejamento de viagens com a minha família. É surpreendente o potencial que essas ferramentas têm para aumentar a eficiência operacional e reduzir erros humanos, resultando em economia de tempo e custos.
Geração de insights e estímulo à criatividade
A IA não apenas automatiza processos, mas também é uma poderosa ferramenta para a geração de insights e o estímulo à criatividade. Esses insights nos permitem criar soluções de seguros mais inovadoras e personalizadas, além de estimular a criatividade de nossa equipe ao liberar tempo para que possam se concentrar em estratégias mais complexas e pensar fora da caixa.
Atendimento ao cliente
Um dos nossos maiores desafios será integrar a IA sem perder a essência humanizada do nosso atendimento. Segundo Hugh Forrest, co-presidente do SXSW (um dos maiores eventos de inovação do
mundo), “não há tecnologia mais poderosa do que o olho no olho e as conversas verdadeiras”.
Na Inter, acreditamos que a tecnologia deve servir para amplificar as qualidades humanas, não as substituir. Chatbots e assistentes virtuais, alimentados por IA, são excelentes ferramentas e estão disponíveis 24/7 para responder a perguntas e ajudar os clientes com suas necessidades imediatas. Ao treinar nossa equipe para usar IA de maneira ética e centrada no cliente, garantiremos que cada interação mantenha o toque pessoal que nossos clientes valorizam, liberando nossos colaboradores para focar em interações mais significativas e personalizadas.
Potencializando vendas
A tecnologia tem revolucionado também a forma de se vender, tornando o processo mais assertivo e organizado. A IA auxilia na análise de dados e nos permite identificar nichos de clientes com características específicas que podem se beneficiar de ofertas personalizadas e vendas em cross-sell para a base de clientes atual. Essa abordagem não apenas aumenta a satisfação do cliente, ao oferecer soluções que realmente atendem às suas necessidades, mas também potencializa as nossas
vendas, maximizando o valor de cada relacionamento e explorando novas oportunidades de mercado, impulsionando o crescimento da empresa.
Recrutamento mais assertivo
Até na gestão de pessoas nós estamos focados em reduzir processos massivos, possibilitando uma atuação mais estratégica. A inteligência artificial no RH facilita a obtenção e análise de informações comportamentais específicas de candidatos e colaboradores para adequação correta aos cargos, diminuindo também erros no processo de recrutamento.
Utilizamos um software com inteligência de dado que nos auxilia a coletar dados comportamentais, aplicar testes de online, reduzir custos de deslocamento, criar um banco de talentos qualificado, dar
retorno em massa aos candidatos não selecionados, valorizando a participação dos interessados e melhorando assim a experiência do processo de seleção.
Capacitação e Letramento
Estamos estimulando os nossos colaboradores à utilização dessas poderosas ferramentas, desmistificando a complexidade da IA mostrando que ela pode ser fácil de
usar e altamente eficaz.
O letramento em IA promove uma cultura de inovação dentro da empresa, incentivando nossos colaboradores a serem mais criativos e proativos na busca de soluções tecnológicas para os desafios do dia a dia. Isso não só aumenta a nossa competitividade no mercado, mas também cria um ambiente de trabalho dinâmico e motivador.
Adaptando e inovando
Nossa área de marketing está ativamente incorporando a inteligência artificial para aprimorar e otimizar nossas rotinas diárias, embora ainda estejamos em fase de adaptação. Utilizamos a tecnologia na revisão de textos, criando versões adaptadas para diferentes formatos e garantindo que nossa comunicação seja sempre clara e eficaz. Ela também nos auxilia na legendagem de vídeos e na geração de narrações, facilitando a produção de conteúdo multimídia mais envolvente. Além disso, nosso banco de imagens conta com recursos de IA para ajustar a qualidade das fotos, realizando tarefas como correção de luz, ajuste de foco e recolorização, o que nos permite manter um padrão visual elevado em todos os nossos materiais. Essas ferramentas não só melhoram nossa eficiência, mas também elevam a qualidade de nossas campanhas, ajudando-nos a conectar melhor com nossos clientes.
Desafios atuais
Embora a inteligência artificial ofereça inúmeras vantagens, a sua adoção enfrenta desafios significativos, especialmente em relação à privacidade dos dados. A falta de uma legislação robusta e clara sobre a proteção de dados pessoais cria um ambiente de incerteza e risco. Na Inter Risk, entendemos que a confiança dos nossos clientes é fundamental, e, por isso, estamos comprometidos em adotar as melhores
práticas de segurança e ética no uso de IA cumprindo todas as leis e regulamentos aplicáveis.
O uso desse recurso no setor de seguros está apenas começando. Com desafios e oportunidades pela frente, nós da Inter estamos comprometidos em explorar continuamente novas tecnologias para prover soluções inovadoras, proporcionar uma experiência excepcional aos nossos clientes e criar um diferencial competitivo, impulsionando assim o crescimento do setor como um todo.