Outubro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A Doença é a primeira causa de morte por câncer na população feminina do Brasil, representando 16,3% do total.
Você sabia?
Quem amamenta por dois anos reduz em 10% o risco de câncer de mama ao longo da vida. A amamentação elimina as células mamárias com mutações e reduz a exposição da mãe a hormônios que aumentam o risco da doença.
Fique atenta aos sintomas
- Nódulo na mama e/ou axilas
- Secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo
- Dor ou vermelhidão
- Irregularidades ou retrações na mama, aspecto semelhante à casca de laranja
Diagnóstico
Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura, por isso é importante ficar atenta aos sinais do câncer de mama e manter os exames em dia.
O exame das mamas é realizado por um médico ou enfermeiro, se durante o exame forem detectadas alterações, o médico poderá indicar um exame mais específico como ultrassom ou mamografia.
Toda mulher com 40 anos ou mais deve realizar o exame clínico das mamas anualmente, as mulheres entre 50 e 69 devem fazer mamografia a cada dois anos, mesmo que não apresente sintomas.
4 dicas para reduzir o risco de desenvolver o câncer de mama
- Pratique atividade física
- Mantenha o peso corporal adequado
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas
- Não fume
Fique atenta
Se você perceber algum sinal de irregularidade ou apresentar algum sintoma, procure um ginecologista ou mastologista. Neste caso a mamografia deve ser recomendada independentemente da idade da paciente.