Por Rachel Vassalo
O mundo vem passando por uma transformação acelerada com o avanço da tecnologia, novas formas de consumo e a crescente demanda por soluções digitais. No entanto, os corretores de seguros ainda desempenham um papel fundamental nesse mercado, pois fornecem sua expertise aliada a um relacionamento próximo, atencioso e empático que são altamente valorizados pelos clientes.
Ao longo da história, o mercado de seguros se mostrou mais conservador na adoção de tecnologias disruptivas, mas com movimentos recentes como o das insurtechs, do Sandbox regulatório da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e Open Insurance, tornou-se quase impossível as corretoras e seguradoras não serem “puxadas” para esse caminho sem volta, colocando a digitalização como ponto relevante dentro da sua estratégia.
A era digital vem afetando o modo de consumir, pensar e se comunicar da população e o corretor de seguros precisa se reinventar constantemente para atender à essas novas demandas. Dessa forma, a Inter também vem investindo em algumas frentes de atuação, se posicionando como uma corretora inovadora:
Comunicação e marketing digital
O marketing digital ganhou força com a expansão da tecnologia, tornando-se indispensável para os corretores de seguros alavancarem suas vendas e trazerem mais visibilidade da sua marca e serviços.
A Inter mantém uma comunicação ativa e a próxima com os clientes, através das redes sociais como Instagram e Linkedin. “Só no último ano, aumentamos em 90% o número de seguidores em nossa página do Linkedin e ampliamos nosso alcance digital com a geração de conteúdo de qualidade, levando conhecimento sobre seguro e gestão de riscos para nossos clientes”, comemora Gutembergue Junior, gerente de Marketing & Comunicação da corretora.
Educação e conscientização
Os corretores desempenham um papel importante na educação dos clientes sobre os riscos e a importância do seguro.
Além do atendimento consultivo, a Inter possui uma revista digital bimestral chamada “Risk Awareness” que promove uma maior conscientização para clientes e seguidores de forma gratuita com matérias feitas pelos nossos especialistas, além do informativo periódico chamado “Leve Saúde” que leva um conteúdo de grande importância como prevenção, saúde e bem-estar para os mais diversos
públicos-alvo.
Segurança
A segurança de dados tem se mostrado altamente relevante na atualidade e no caso de uma corretora, que possui informações detalhadas e altamente sigilosas sobre seus clientes, a preocupação e o cuidado são redobrados para garantir a confiabilidade e a reputação da empresa.
Na Inter adotamos protocolos internacionais de segurança de dados em consonância com a LGPD e GDPR, onde as informações são criptografadas e utilizamos protocolo da AWS, para atender os requisitos que o mercado exige.
Padronização de documentos
A padronização e digitalização de documentos, como os questionários de riscos de uma corretora, auxiliam na organização e análise das informações pelos subscritores, além de melhorar a experiência dos clientes e das seguradoras ao receberem um documento simples, coeso e amigável.
Foi pensando nisso, que no último ano foi realizado um trabalho multidisciplinar com as equipes técnicas e comercial para a padronização de nossos questionários dos mais diversos ramos de seguros. O grande objetivo foi reavaliar a necessidade de algumas perguntas, simplificar o entendimento, organizar as perguntas em macro tópicos, dar um aspecto leve e jovial a um tipo de documento que sempre foi visto como um “vilão” na contratação dos seguros.
Automação dos processos
A automação de processos é a ação de utilizar a tecnologia e a integração de sistemas para melhorar o controle e o fluxo de trabalho. Em outras palavras, a automação de processos existe para melhorar o trabalho, reduzindo o tempo de realização de várias atividades e otimizando a produtividade.
No início de 2023, a Inter se uniu à empresa de tecnologia EBTI para criar o seu próprio sistema de gestão integrada, possibilitando
controlar em uma única interface desde os negócios em prospecção até a emissão de apólices, bem como os processos de sinistros.
Além de otimizar e simplificar processos, o novo sistema agrega maior valor aos nossos serviços obtendo dados confiáveis e de forma
rápida para auxiliar às decisões estratégicas.
Para um crescimento sustentável, a padronização e automatização dos processos é de grande importância, pois elimina tarefas desnecessárias, auxilia na alocação correta dos recursos e na gestão do tempo.
O coordenador da área operacional de Benefícios, Bruno Passos, garante que o novo sistema trouxe uma redução nos processos
de cadastro de aproximadamente 20 minutos para 2 minutos trazendo uma maior produtividade para o seu time que faz a gestão de
mais de 150 apólices.
Por se tratar de um sistema completamente customizado, a Inter ainda planeja agregar outras funcionalidades nesta mesma plataforma
para oferecer um serviço cada vez mais personalizado e eficiente aos seus clientes. Dessa forma, vê-se que é imprescindível para
empresas de todos os setores se adaptarem a essas mudanças se quiserem superar os desafios do mercado moderno, aumentar sua
geração de valor e prosperar diante de um grau cada vez mais elevado de competitividade.
Porém, mesmo com investimentos progressivos e o avanço de tecnologias como a IA (Inteligência Artificial), o papel humano, que
envolve aspectos como confiança, empatia, ética e criatividade, ainda é o grande diferencial de um corretor de seguros e é isso no que
a Inter acredita.