A Mpox, também conhecida como “varíola dos macacos”, é uma doença viral que causa lesões na pele, como bolhas, crostas, erupções cutâneas e secreções.
Alerta Mundial
Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a Mpox como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, devido à rápida propagação da nova variante da doença no continente africano.
Na República Democrática do Congo, onde se concentra a nova cepa 1b, 14 mil casos foram registrados neste ano, e 450 pessoas morreram em decorrência da doença.
Mpox no Brasil
Segundo o Ministério da Saúde, neste ano já foram notificados 709 casos prováveis ou confirmados de Mpox no Brasil. Nenhum óbito foi registrado até o momento, e não há registro de casos da nova variante.
Transmissão
A transmissão ocorre por contato com secreções de pessoas infectadas, por meio de abraços, beijos, relações sexuais e compartilhamento de objetos contaminados.
Prevenção
Evite contato com pessoas com suspeita ou confirmação da doença. Se for necessário manter contato com pacientes contaminados, utilize luvas, máscara, avental e óculos de proteção.
Não esqueça de higienizar as mãos regularmente, lavando com água e sabão ou utilizando álcool em gel. As roupas, toalhas, pratos, copos, talheres e objetos de uso pessoal do paciente devem ser lavados com água morna e detergente.
Identifique os sintomas:
-
- Erupções cutâneas
-
- Febre
-
- Dor de cabeça
-
- Calafrios
-
- Cansaço
-
- Dor no corpo
-
- Bolhas na pele
Tratamento
Não há tratamento específico para o vírus da Mpox. Caso sinta algum sintoma da doença, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima para tratar os sintomas e prevenir complicações.
Imunização
A vacina contra a Mpox possui disponibilidade limitada, devido ao grau de complexidade na fabricação do imunizante. Por isso, países ao redor do mundo encontram dificuldades para adquirir o medicamento.