Sol, praia, piscina e férias, são sempre uma excelente combinação para os dias típicos do verão brasileiro, mas é importante ficar atento aos cuidados necessários para evitar problemas com a saúde.
Separamos algumas dicas para que você possa aproveitar o verão e se prevenir de doenças que podem acabar com a sua diversão.
5 doenças mais comuns no verão e como evitá-las
Intoxicação alimentar: Consuma frutas frescas, armazene os alimentos que precisam de refrigeração na temperatura adequada, hidrate-se e fique atento a higienização dos alimentos.
Insolação: Excesso de sol pode causar queimaduras na pele, tontura e vômito. Não esqueça do chapéu, protetor solar e evite tomar sol entre 10h e 16h.
Micose: Para evitar a micose, mantenha o corpo seco, principalmente nas regiões entre os dedos, axila e virilha. Não compartilhe toalhas e outros objetos pessoais. Evite andar descalço em banheiros, vestiários e outros ambientes comunitários.
Conjuntivite: A conjuntivite bacteriana é a mais comum durante o verão. A doença pode ser transmitida de uma pessoa para outra por meio da água da piscina ou do mar. Evite abrir os olhos ao mergulhar, não compartilhe toalhas e evite contato com pessoas que já estão contaminadas.
Dengue: Para evitar a dengue é necessário combater o mosquito transmissor da doença. Elimine o acúmulo de água parada em pneus, garrafas, pratos de plantas, mantenha as piscinas e caixas d’água tratadas e limpas.
Dicas de cuidados com a pele
- Evite tomar sol entre o período das 10h às 16h
- Consuma bastante líquido
- Mantenha a pele limpa e hidratada
- Utilize protetor solar corretamente (aplique de 20 a 30 minutos antes do contato com o sol e renove as aplicações de três em três horas).
Você sabia?
O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil. A cada três diagnósticos da doença, pelo menos um é de pele. Evitar a exposição excessiva ao sol e o uso de protetor solar, são fatores essenciais para evitar a o câncer de pele.