Com o aumento da temperatura, é necessário cuidado redobrado com a hidratação do corpo e com a saúde da pele. Água e o filtro solar são itens indispensáveis no nosso dia a dia, mas você sabe quais são os riscos que o sol pode causar à sua pele? Saiba mais sobre algumas doenças causadas pela exposição excessiva ao sol e sobre como se proteger.
Queimaduras
As queimaduras causadas pelos raios solares causam vermelhidão, ardência e descamação da pele. Quando ocorrem de forma mais intensa podem chegar à queimadura de 1º, 2º e 3º grau. Não esqueça de utilizar o filtro solar mesmo nos dias nublados, pois os raios UV ultrapassam as nuvens.
Melasma
O Melasma causa manchas escuras na pele, é mais comum que ocorra no rosto, mas pode surgir em outras partes do corpo. As manchas atingem pessoas que ficam frequentemente expostas ao sol sem proteção, mas essa não é a única causa, existem outros fatores que podem causar a doença como uso de anticoncepcionais e predisposição genética.
Câncer de pele
A exposição ao sol é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele. A doença se apresenta na pele em forma de manchas escuras ou pintas que vão mudando de formato ou aumentando de tamanho.
Cuidados durante a exposição ao sol
- Utilize filtro solar com FPS (Fator de Proteção Solar) superior a 30
- Utilize chapéu e roupas de algodão, eles bloqueiam a maior parte da radiação UV
- Evite exposição ao sol entre 10h e 16h
- Não esqueça os óculos de sol, eles previnem a catarata e outras lesões nos olhos
- Proteja suas cicatrizes com filtro solar, adesivos ou esparadrapos
Você sabia?
Existem alimentos que podem reduzir os danos que o sol causa na pele, eles possuem uma substância chamada carotenóides que tem ação antioxidante. Essa substância está presente em frutas e legumes de cor vermelha ou alaranjada como a cenoura e a beterraba.