A história recente Inter passa pela contratação de uma mulher que iniciou a “transição de tempos” na companhia. Em 2019, Renata Lima somava-se ao time com a missão de reestruturar a área administrativa e financeira e apoiar o c-level na relação com os acionistas. Desafio nunca foi uma questão nem para ela, nem para o time da corretora, que viu seus negócios deslancharem durante a pandemia. Ela foi responsável por estruturar e impulsionar estes movimentos.
A empresa dobrou de tamanho, abriu novas filiais em São Paulo e Salvador e incorporou uma variada coleção de talentos vindos de todas as partes do mercado. Nesta guinada, a Inter passou a compor seu time com 50,9% de mulheres em toda a companhia e ainda um brilhante número de 60% de posições de liderança ocupadas por elas. Sim, por aqui as mulheres são a maioria.
Nos últimos 3 anos, a empresa adotou novas práticas de flexibilização de jornada, implantou novos benefícios e incorporou à sua rotina mimos como ingressos de cinema para aniversariantes, ovos de Páscoa, cadeira de massagem nos escritórios e auxílio financeiro para home office. “Em uma atuação muito consonante com nosso time de marketing, temos buscado um olhar muito empático para as questões de dentro de casa. Sabemos que há muito a ser feito, mas estamos no caminho certo. Olhando com carinho nosso colaborador”, aponta Renata que lidera ainda a área de recursos humanos.
Em 2022, a companhia investiu na realização de um programa de desenvolvimento de liderança ao mesmo momento em que criou uma área focada no desenvolvimento humano, a Gestão de Talentos e Cultura, liderada por Valentina Seabra.
“A liderança está sendo muito bem representada por mulheres muito inspiradoras. O mundo está precisando de mais equidade”.
A equidade na Inter se faz então como uma marca orgânica. Nas áreas de novos negócios em benefícios, Paula De Baére e Aline Motta têm o desafio conduzir o crescimento da carteira.
“É uma felicidade tremenda trabalhar numa empresa em que não tem barreiras com relação a gênero e nos concentramos no profissionalismo e no desempenho de cada profissional”.
Já no mercado de grandes riscos, Gisele Queiroz e Pamela Perla são as protagonistas em apresentar a proposta de valor da Inter aos clientes. Essa dinâmica na cultura constrói uma atmosfera inclusiva.
“Aqui, as oportunidades são oferecidas a todos, sem distinção de gênero, raça ou qualquer outra característica. Temos um ambiente que promove a igualdade e me sinto ouvida, valorizada e totalmente acolhida”, conta Mary Helen De Conti, gerente de aviation.
Tudo isso reflete positivamente na percepção do cliente. A Inter vem registrando em sua pesquisa de satisfação, os maiores ratings, colocando a empresa na vanguarda de excelência. Na mais recente edição da pesquisa, o colaborador mais elogiado foi justamente Claudia Silva, gerente de relacionamento em Benefícios.
“Me sinto realizada por estar agregando e compartilhando conhecimento nos diversos níveis”.
*Matéria publicada na Revista Apólice, edição nº 285, março/2023