Alergias, tipos e tratamentos que você precisa conhecer

As alergias são respostas exageradas do sistema imunológico a substâncias estranhas, chamadas alérgenos, que são inofensivas para a maioria das pessoas. Essas reações alérgicas podem variar em gravidade e afetar diversos órgãos do corpo.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) definiu o dia 08 de julho como Dia Mundial da Alergia, com objetivo de alertar as pessoas sobre a importância do assunto, já que alguns tipos de alergia podem causar sérios riscos à saúde, inclusive à morte.

Tipos de alergia

  • Alimentares: Reações a alimentos específicos como amendoim, leite, ovos, trigo, entre outros. Os sintomas podem variar de leves, como urticária, a graves, como anafilaxia.
  • Respiratórias: Como a rinite alérgica e a asma, desencadeadas por alérgenos inalados, como pólen, poeira, ácaros e pelos de animais.
  • Cutâneas: Manifestadas na pele, como eczema e urticária, muitas vezes causadas por contato com substâncias alérgenas.
  • Medicamentosas: Reações adversas a medicamentos como penicilina,aspirina, entre outros, que podem variar de erupções cutâneas a choque analático.

Tratamento

  • Evitar os alérgenos: Identificar e evitar os alérgenos desencadeantes é fundamental. Isso pode envolver mudanças na dieta, ambiente doméstico ou estilo de vida.
  • Medicamentos: Antihistamínicos, corticosteroides, descongestionantes e broncodilatadores podem ser receitados de acordo com os sintomas do paciente.
  • Imunoterapia: é um tratamento que expõe gradualmente o paciente a doses crescentes de alérgenos para reduzir a sensibilidade ao longo do tempo.
  • Gestão de Sintomas: Além de medicamentos, técnicas de gestão de sintomas, como lavagem nasal, umidificação do ar e práticas de higiene pessoal, podem ajudar a aliviar os sintomas.

Você sabia?

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou uma resolução que torna obrigatória a rotulagem dos principais alimentos que causam alergias. Os rótulos devem informar a existência de 17 alimentos considerados alergênicos como ovos, peixes, amendoim, leite e trigo.

Procure um especialista

O Alergologista é o médico responsável por tratar doenças alérgicas e autoimunes. Se você tem algum sintoma de alergia, não faça automedicação, procure um especialista para iniciar o tratamento adequado.

Você sabe tudo sobre as alergias? Vamos testar seus conhecimentos sobre o assunto!

Fato ou Fake sobre alergias

1 / 10

1 – A alergia alimentar mais comum em crianças é a alergia ao leite de vaca.

2 / 10

2 – É possível desenvolver uma alergia a um alimento que você consumiu normalmente por anos.

3 / 10

3 – A alergia ao glúten é o mesmo que a doença celíaca.

4 / 10

4 – As alergias sazonais são causadas apenas por pólen.

5 / 10

5 – O contato com gatos pode causar alergias em algumas pessoas devido a uma proteína presente na saliva e na urina dos felinos.

6 / 10

6 – Tomar antibióticos pode causar alergias a certos medicamentos.

7 / 10

7 – Alergias alimentares podem desaparecer com o tempo.

8 / 10

8 – A alergia ao amendoim é mais comum em adultos do que em crianças.

9 / 10

9 – As alergias não são hereditárias e não têm relação com fatores genéticos.

10 / 10

10 – Os sintomas de uma alergia podem variar de uma pessoa para outra e podem incluir desde espirros e coriza até anafilaxia.

 

Your score is

The average score is 69%

0%

Compartilhe

Mais artigos

Entre em contato

Descubra como podemos fazer mais pelos seus riscos

Não importanta o tamanho da sua exposição, a gente tem soluções que mantém sua empresa a frente da curva

Rio de Janeiro

Rua Lauro Müller, 116, Sala 1905 - Botafogo CEP: 22290-160

são paulo

Rua Pequetita, 215 - 3º andar - Vila Olímpia CEP: 04552-060

© 2024 Inter Risk Services - Todos os direitos reservados.