Saiba mais sobre prevenção, tratamento e os riscos da doença
A hipertensão costuma ser uma doença traiçoeira, pois nem sempre apresenta sinais. Apesar de ser mais comum em idosos, a doença pode acometer adultos, crianças, jovens e adolescentes. Por isso, separamos algumas dicas para que você fique atento aos sinais.
Você sabia?
Existe uma relação entre a pressão alta e o aumento de peso corporal. Pessoas que estão acima do peso podem desenvolver hipertensão, os especialistas apontam que perder 10% do peso corpóreo é uma forma eficaz de reduzir a pressão arterial.
Sintomas
Os sintomas costumam aparecer quando a pressão já está muito alta, por isso é importante procurar ajuda médica assim que perceber os sinais. Podem ocorrer:
- Dores no peito
- Dor de cabeça
- Tontura
- Zumbido no ouvido
- Fraqueza
- Visão embaçada
- Sangramento pelo nariz
Diagnóstico
Aferir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a doença. Recomenda-se que pessoas acima de 20 anos façam uma aferição por ano. No caso das pessoas que possuem casos de hipertensão da família, deve-se aferir pelo menos duas vezes ao ano.
Dicas de Prevenção
- Pratique atividade física regularmente
- Consuma bebidas alcoólicas com moderação
- Evite alimentos gordurosos
- Limite o consumo de sal e prefira os temperos naturais
- Mantenha o peso adequado
- Não fume
Tratamento
O tratamento não medicamentoso envolve mudanças no estilo de vida como praticar exercícios físicos, controlar o peso e se alimentar de forma saudável. Em alguns casos é necessário incluir o tratamento com medicamentos para que o paciente mantenha a pressão ideal (12 por 8).
Doença silenciosa
A hipertensão nem sempre é acompanhada por sintomas, por isso é importante que você consulte seu médico regularmente e faça os exames recomendados pelo profissional. Caso não seja tratada corretamente, a hipertensão pode causar AVC (Acidente Vascular Cerebral, infarto, doença renal crônica, aneurisma e insuficiência cardíaca. Fique atento!