Saiba como prevenir
A trombose é uma doença causada pela formação de coágulo sanguíneo na veia das pernas. Em alguns casos o coágulo pode se desprender e se movimentar na corrente sanguínea, evoluindo o quadro para embolia.
Causas da trombose
Mulheres grávidas e pessoas com imobilização prolongada possuem mais risco de desenvolver trombose, mas a doença pode ser causada por outras causas e fatores que podem ser evitados como o tabagismo e a obesidade.
Outros fatores de risco para desenvolver trombose
- Uso de anticoncepcionais, quimioterápicos e tratamentos hormonais
- Varizes nas pernas
- Gravidez e pós-parto
- Histórico familiar de trombose
- Cirurgia recente
- Fratura óssea
Risco de trombose no avião
Pessoas com predisposição à trombose possuem o risco aumentado para desenvolver a doença durante voos, já que nesses casos é comum que a pessoa fique muito tempo sem mover as pernas.
Para evitar trombose no avião é recomendado o uso de roupas confortáveis e mais largas, meias elásticas medicinais, prescritas por um médico, tomar bastante líquido e evitar ficar mais de duas horas na mesma posição.
Sintomas
- Dor
- Inchaço
- Aumento da temperatura nas pernas
- Vermelhidão
- Endurecimento da pele
Você sabia?
A trombose pode ser uma doença silenciosa, em alguns casos ela pode não apresentar nenhum sintoma. Por isso é importante frequentar o médico regularmente e manter os exames em dia.
Prevenção
- Alimente-se de forma equilibrada e saudável
- Não fume
- Evite o consumo de álcool
- Pratique exercícios físicos regularmente
- Mantenha o peso ideal
Fique atento
Caso tenha algum sintoma da doença, procure um médico imediatamente. A trombose não tratada pode gerar outras complicações que causam risco de morte, como a embolia pulmonar.