A endometriose é uma doença inflamatória causada pelo crescimento do endométrio fora do útero. Essa condição pode causar dores fortes e infertilidade.
O que pode causar endometriose?
As causas da doença não são totalmente esclarecidas, a menstruação retrógrada, que ocorre quando a menstruação volta para a cavidade pélvica, em vez de sair do corpo, pode ser uma das causas da doença.
Sintomas
- Dores durante a relação sexual
- Infertilidade
- Dor pélvica
- Dores para urinar ou evacuar
- Constipação ou diarreia no período menstrual
- Cólica menstrual intensa que pode incapacitar a mulher de fazer as atividades do dia a dia
Diagnóstico
O diagnóstico da endometriose pode ser realizado por meio de exame ginecológico clínico, exames de imagem e laboratoriais, mas o diagnóstico de certeza só ocorre com a realização de uma biópsia.
Fato ou Fake
A endometriose pode causar infertilidade.
Fato! A endometriose é a principal causa da infertilidade feminina, mas pode ser revertida com o tratamento correto
A endometriose não tem cura?
Fato! A Doença não tem cura definitiva, mas existem opções de tratamentos eficazes.
A endometriose pode ser transmitida durante a relaxação sexual.
Fake! Ainda não se sabe ao certo a causa da endometriose, mas é importante ressaltar que ela não é uma doença sexualmente transmissível.
Tratamento
Não existe um tratamento único para endometriose, o médico irá avaliar a paciente, o grau da doença e decidir qual o melhor tratamento. Entre as prescrições recomendadas está o uso de anticoncepcionais sem intervalo para suspender a menstruação, cirurgia para remoção dos focos da doença e em alguns casos remoção do útero e ovários.