Hanseníase: Saiba mais sobre a prevenção e o tratamento

O último do domingo do mês de janeiro é uma data reservada no mundo todo para a conscientização e combate à Hanseníase, no passado conhecida como lepra.

Apesar de longo, o tratamento para a doença é eficiente e permite que o paciente consiga conviver com outras pessoas, sem riscos de transmissão. Por isso, é importante não abandonar o tratamento e segui-lo corretamente.

Transmissão

O causador da doença é o bacilo Mycobacterium leprae, também conhecido como bacilo de Hansen. A transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva e secreções nasais liberadas por pacientes que não estão em tratamento.

Sintomas

  • Manchas na pele de cor parda, esbranquiçadas ou avermelhadas
  • Alteração de sensibilidade dolorosa, térmica e tátil da pele
  • Inchaço nas mãos, pés e articulações
  • Redução da força muscular, principalmente nos pés e mãos
  • Caroços no corpo          
  • Feridas, ressecamento e sangramento no nariz
  • Mal-estar e febre

Você sabia?

O Brasil é o segundo país no mundo com mais casos de hanseníase, ficando atrás apenas da Índia. Por ano, são diagnosticados aproximadamente 30 mil casos entre adultos e crianças brasileiras.

Prevenção

O diagnóstico precoce é muito importante para garantir o tratamento eficaz e impedir que a doença seja transmitida para outras pessoas que convivem com o paciente. Procure um médico caso tenha algum dos sintomas de hanseníase.

Tratamento

Ao iniciar o tratamento medicamentoso indicado pelo médico, o paciente deixa de transmitir a doença para outras pessoas. Se não for tratada desde o início, a doença pode causar sequelas permanentes como cegueira, mutilações e redução da mobilidade dos membros.

Fique atento!

A falta de informação e o preconceito são os piores inimigos da doença. É importante lembrar que a hanseníase tem cura e que o tratamento eficiente é ofertado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) gratuitamente.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment

Full Name*

Link Website*