Doenças Reumáticas: Saiba mais sobre o diagnóstico e tratamento

As doenças reumáticas são um conjunto de doenças que acometem o sistema locomotor humano, ou seja, os ossos, articulações, ligamentos, músculos e tendões. Ao todo existem mais de 100 doenças reumáticas que podem atingir pessoas de qualquer idade.

Fique atento aos sintomas

  • Dor e inchaço nas articulações 
  • Rigidez nas articulações
  • Cansaço e falta de energia
  • Fraqueza muscular
  • Inchaço
  • Febre

Tratamento

O diagnóstico precoce é fundamental para que o paciente minimize o risco de incapacidade física. O tratamento depende do estado de saúde de cada paciente, em alguns casos pode ser medicamentoso e incluir práticas integrativas como exercícios físicos e terapias complementares.

Saiba mais sobre a fibromialgia

A fibromialgia é caracterizada pela dor muscular generalizada e crônica, com duração superior a 3 meses. O paciente pode sofrer com distúrbios de humor, sono não reparador, cansaço, alterações da concentração e de memória.

O diagnóstico da fibromialgia é realizado pelo médico a partir da análise dos sintomas, da exclusão de outras doenças e de exames clínicos. O tratamento pode ser medicamentoso e pode incluir terapias integrativas como fisioterapia e psicoterapia.

O que é febre reumática?

A febre reumática é uma doença que acomete crianças de 5 a 15 anos. A doença é inflamatória e pode comprometer as articulações, o coração, a pele e o cérebro.

As causas da febre reumática estão ligadas a complicações de infecção da garganta, causada pela bactéria Streptococo. A doença tem cura e deve ser acompanhada por um médico para que o profissional possa indicar o tratamento adequado.