Como promover diversidade e inclusão na sua empresa?

A diversidade no local de trabalho tornou-se um tópico importante nos últimos anos, e por boas razões. Empresas com equipes diversas são mais inovadoras, têm níveis mais altos de satisfação dos funcionários e até conquistam melhor desempenho financeiro.
Esses benefícios são atrativos para as organizações, que estão alocando cada vez mais importância para esse tema e buscando formas de promover essa cultura no ambiente de trabalho.

Então, o que as empresas podem fazer para promover a diversidade e a inclusão dentro de sua organização?
Existem algumas ações que podem ser implementadas para que os colaboradores se sintam perten-centes ao ambiente e ao grupo de trabalho. Nossa especialista em Benefícios, Paula Dè Baère, destaca três dessas ações: definição e avaliação de metas, incentivo à cultura de inclusão, promoção da diversidade em todos os níveis e resolução de barreiras

  • Defina metas de diversidade e avalie o progresso

Metas e métricas claramente definidas podem ajudar a garantir que os esforços de diversidade e inclusão sejam priorizados e acompanhados ao longo do tempo. Isso pode incluir a definição de metas para a criação e representação de grupos ligados a diversidade dentro da empresa, bem como meta para candidatos entrevistados e contratados.

  • Incentive uma cultura de inclusão

Uma cultura de inclusão significa criar um ambiente acolhedor e de apoio para todos os funcionários, independentemente de sua origem. Isso pode envolver coisas como fornecer treinamento sobre preconceito inconsciente, racismo estrutural e competência cultural, bem como promover a comunicação aberta e o diálogo entre os membros da equipe.

  • Promova a diversidade em todos os níveis 

Os esforços de diversidade não devem se concentrar apenas em cargos de nível básico. As empresas também devem se esforçar para promover a diversidade em todos os níveis da organização, principalmente em cargos de liderança. Isso pode ser alcançado por meio de iniciativas como programas de orientação e oportunidades de desenvolvimento de liderança para diversos funcionários.

  • Avalie e resolva quaisquer barreiras à diversidade

As empresas devem analisar com atenção seus processos de recrutamento e contratação para identificar possíveis barreiras à diversidade. Isso pode incluir o viés inconsciente nas descrições de cargos ou a falta de diversidade entre recrutadores e tomadores de decisão. Uma vez identificadas essas barreiras, as companhias devem tomar medidas para resolvê-las e criar um processo de contratação mais inclusivo.

Promover a diversidade e a inclusão dentro de uma empresa exige esforço e comprometimento, mas os benefícios são claros.
Ao tomar medidas para criar um local de trabalho diversificado e inclusivo, as empresas podem promover um ambiente mais inovador e de suporte para todos.

[activecampaign form=3 css=1]