24/04: Dia Mundial da Meningite

Saiba mais sobre o diagnóstico e prevenção

O dia 24 de abril é uma data reservada mundialmente para destacar a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da meningite.

A meningite é a inflamação das membranas (meninges) que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode provocar sequelas permanentes como lesão cerebral, perda da audição e dificuldade de aprendizagem.

Transmissão

A meningite viral é o tipo mais comum e não apresenta riscos tão graves, ela pode ser transmitida por contato com pessoas infectadas, superfícies contaminadas e por água e alimentos crus que contenham o vírus.       

Já a Meningite Bacteriana oferece mais riscos e pode levar à morte. A bactéria causadora da doença circula pelo sangue até atingir o cérebro. A contaminação acontece de uma pessoa para outra, por meio de gotículas e secreções do nariz e da garganta. Algumas bactérias podem se espalhar também por alimentos.

Fique atento aos sintomas

  • Dor de cabeça forte
  • Rigidez no pescoço
  • Vômitos
  • Fraqueza
  • Perda de apetite
  • Febre alta
  • Mal-estar
  • Sensibilidade à luz

Você sabia?

As crianças com menos de cinco anos são mais afetadas pela meningite, mas pessoas de qualquer idade podem contrair a doença. Adultos que não foram vacinados também apresentam mais chances de serem infectados.

Tratamento

O tratamento da doença exige avaliação médica e será indicado de acordo com o tipo de meningite diagnosticada.

No caso das meningites virais, não há um tratamento específico, geralmente ela se resolve sozinha. Nestes casos, o médico pode receitar medicamentos para tratar os sintomas.

As meningites bacterianas são mais graves e podem levar à morte, por isso devem ser tratadas imediatamente e os cuidados devem ser realizados em ambiente hospitalar.

Prevenção

Os especialistas alertam que a vacina é a forma mais eficaz para evitar a doença. O Programa Nacional de Imunização disponibiliza gratuitamente as vacinas que previnem a meningite bacteriana. Procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima e coloque suas vacinas em dia.