08/08: Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol

Saiba como controlar suas taxas e evitar o colesterol alto

No dia 08 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol. A data foi instituída no Brasil com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os riscos causados pelo colesterol elevado.

Tipos de colesterol

LDL: Conhecido como colesterol ruim. Em excesso pode se depositar nas paredes das artérias causando infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral), por isso deve ser mantido em níveis baixos.

HDL: é o colesterol bom. Ele ajuda na eliminação das gorduras prejudiciais ao corpo, evitando assim a obstrução das artérias. Ao contrário do LDL o HDL deve sempre ser mantido em níveis altos.

Como prevenir o colesterol ruim

  • Pratique atividade física regularmente
  • Mantenha a alimentação saudável: evite alimentos gordurosos, industrializados e fastfoods
  • Consulte seu médico regularmente e mantenha seus exames em dia

Como aumentar o colesterol bom

  • Reduza o consumo de alimentos ultraprocessados
  • Aumente o consumo de alimentos in natura como frutas, legumes e verduras
  • Prefira carnes brancas como frango sem pele e peixes

Fato ou Fake?

Apenas pessoas obesas têm colesterol alto.

Fake! Apesar de pessoas obesas possuírem um fator de risco para a doença, pessoas magras também podem exagerar no consumo de alimentos gordurosos que causam colesterol alto.

O colesterol alto não gera sintomas

Fato! O colesterol alto é conhecido por ser uma doença silenciosa, por isso a importância de manter hábitos alimentares saudáveis, praticar atividade física e manter os exames em dia.

O colesterol alto só pode ser controlado com medicamentos.

Fake! O colesterol pode ser controlado com bons hábitos. Consuma alimentos saudáveis, pratique atividade física e evite alimentos gordurosos.

Você sabia?

O colesterol é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Ele é um tipo de gordura que faz parte da estrutura das células, é importante na formação de hormônios de vitamina D e também forma ácidos biliares, que ajudam na digestão dos alimentos.