01/12: Dia Mundial de Luta Contra a Aids

A prevenção continua sendo a melhor forma de combater o vírus

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi instituído em 1987 pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Desde então, várias ações são realizadas no mundo inteiro no dia 1º de dezembro, com o objetivo de conscientizar as pessoas e combater o vírus.

Diferença entre HIV e Aids

HIV é a sigla em inglês para o Vírus da Imunodeficiência Humana, a infecção pelo vírus tem tratamento, mas não tem cura. O tratamento para o HIV pode evitar a AIDS, que é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, o estágio mais avançado da infecção.

Transmissão

O HIV é um vírus transmitido por alguns fluídos corporais como o sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno.

A contaminação ocorre por meio de relações sexuais sem proteção, pelo compartilhamento de seringas e objetos perfurocortantes contaminados ou da mãe para o filho, durante a gravidez e a gestação.

Já ouviu falar em PrEP e PEP?

A PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) é um tratamento indicado para pessoas que não foram infectadas pelo vírus, mas que estão em situação de elevado risco de infecção. Já a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é realizada após uma exposição ao vírus.

É fato ou fake?

Ter HIV é o mesmo que ter AIDS.

Fake: Alguns pacientes contaminados pelo HIV não apresentam sintomas e vivem muitos anos sem desenvolver a AIDS.

A pessoa que toma a PrEP precisa usar preservativos.

Fato: A PrEP protege contra a infecção do HIV, mas não 100%. Além disso, ela não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis como a sífilis, clamídia e gonorreia, por isso o uso do preservativo é indispensável.

A Aids pode ser transmitida pela saliva.

Fake: Saliva, lágrimas, suor e urina não são fluídos infectantes.

Fique atento!

O preservativo masculino e feminino é fundamental para a prevenção da AIDS, HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Nenhum tratamento medicamentoso substitui o uso de preservativo.